Como fazer a lavagem nasal de forma correta


Nasoar - 05/12/2024 | Atualizado em 10/12/2024
Atualizado em 10/12/2024

A sensação de nariz congestionado, coçando, ou até mesmo lacrimejamento excessivo e inchaço nos olhos, é algo comum para quem sofre com alergias respiratórias. Nesses casos, a lavagem nasal é recomendada.

Ao longo deste guia, vamos orientar passo a passo como realizar a lavagem nasal correta. Desde a preparação até a técnica adequada de aplicação.

Aqui, você encontrará todas as informações necessárias para obter os melhores resultados e conhecer os cuidados importantes a serem observados durante o processo.

Confira:

  • A importância da lavagem nasal.
  • Passo a passo: aprenda a realizar a lavagem nasal com Nasoar.
  • Contra indicações

A importância da lavagem nasal.

Realizar a lavagem nasal com frequência é uma iniciativa para a saúde respiratória, sendo amplamente reconhecida como um auxiliar no tratamento de diversas condições. Sua praticidade, baixo custo e alta tolerabilidade têm contribuído para a sua ampla difusão e popularidade. Uma das principais vantagens da lavagem nasal com soluções salinas é a remoção de secreções nasais, contribuindo para o alívio sintomático de condições como a congestão nasal.

A lavagem nasal com soluções salinas, promove a remoção do excesso do muco presentes nas vias nasais. Isso é especialmente importante em casos de alergias e desconfortos respiratórios, aliviando os sintomas e promovendo a sensação de bem-estar.

Passo a passo: aprenda a realizar a lavagem nasal.

Primeiramente, vale lembrar que, caso você deseje realizar o procedimento de lavagem nasal em uma criança, é muito importante que você torne o momento o mais lúdico possível. Indicamos que você realize o procedimento primeiro em você para poder explicar para ela quais são as sensações, deixando ela mais confortável e segura.

A lavagem nasal infantil não deve ser forçada, mas sim tratada com delicadeza e naturalidade para evitar complicações. Você pode incluir a lavagem nasal de alto volume a uma rotina incorporada ou a um momento comum do dia a dia da família.

Passo 1

Preparação da solução nasal

Dilua dentro do frasco o conteúdo do envelope em 120 ou 240 ml de água filtrada ou fervida por 5 minutos e resfriada. Use a água em temperatura ambiente ou morna para um maior conforto. Feche o frasco firmemente até garantir que o produto não vaze e agite a solução. No caso da água fervida e resfriada é aconselhável testar a temperatura da água aplicando uma pequena quantidade no dorso da mão antes de usar.

Passo 2

Posição para realizar a lavagem nasal de alto volume

Incline-se sobre uma pia, mantenha a boca aberta, gire a sua cabeça gentilmente e insira levemente o bico do frasco na narina superior. Não pressione o bico contra o septo nasal, evitando ferimentos.

Passo 3

Aplicação da solução nasal

Respirando pela boca, aperte o frasco gentilmente para que a solução faça o fluxo da narina superior até a inferior. Ao final, evite assoar o nariz com força, secando suavemente as narinas para limpeza do excesso de soro e muco. Repita o procedimento na outra narina, caso necessário.

Após o uso do frasco:

  • Lave o frasco com água e pouco sabão;
  • Enxague bem e garanta que não restou nenhum resíduo;
  • Deixe secar naturalmente em um local arejado;
  • Garanta que antes de guardar não tenha restado partículas de água dentro do frasco.

É recomendado a troca do frasco a cada 3 meses

Contraindicações da lavagem nasal

Embora a lavagem nasal seja geralmente considerada segura, existem alguns riscos associados que podem ocorrer se não forem seguidas as orientações corretas. Esses riscos, cabe ressaltar, são principalmente sintomas locais e estão relacionados a erros na aplicação da técnica.

Alguns dos sintomas locais que podem ocorrer incluem dor ou ardência na narina, sangramento nasal e dor de ouvido. Geralmente, eles estão relacionados a uma aplicação inadequada da solução salina ou a uma pressão excessiva durante a lavagem.

É importante seguir cuidadosamente as instruções de uso do produto e manter uma técnica suave para evitar esses sintomas. No entanto, quando a lavagem nasal é realizada corretamente, a chance de complicações é extremamente baixa.

Respirar melhor e desfrutar de um sistema respiratório saudável é fundamental para o seu bem-estar geral.

Referências:

Chitsuthipakorn W, Kanjanawasee D, Hoang MP, Seresirikachorn K, Snidvongs K. Optimal Device and Regimen of Nasal Saline Treatment for Sinonasal Diseases: Systematic Review. OTO Open. 2022 Jun 13;6(2):2473974X221105277.

Šlapak, I.; Skoupá, J.; Strnad, P.; Horník, P. Efficacy of Isotonic Nasal Wash (Seawater) in the Treatment and Prevention of Rhinitis in Children. Arch. Otolaryngol. Head Neck Surg. 2008, 134, 67–74

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL CCF). Manual de Lavagem Nasal na Criança e no Adulto. Disponível em: < https://aborlccf.org.br/wp-content/uploads/2022/11/1669816618_Manual_de_lavagem_nasal-v2.pdf >. Acesso em 30jul2024

NASOAR (cloreto de sódio 0,9%) • Apresentações: Embalagem contendo 15 ou 30 envelopes de 2,160 g, com ou sem frasco aplicador. • Indicação: lavagem nasal. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. NASOAR É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. • MEDICAMENTO NOTIFICADO conforme RDC nº 576/2021 • Farmacêutica Responsável: Rita de Cássia Oliveira Mate – CRF-SP 19.594

202547 – Dezembro 24

Compartilhe:

Receba nossas novidades

    Aceito receber e-mails e concordo com a Política de Privacidade.