A lavagem nasal pode ser feita com água do chuveiro?


Nasoar - 15/02/2023 | Atualizado em 31/07/2023
Nasoar
Atualizado em 31/07/2023

A lavagem nasal é muito eficiente no cuidado e higienização das vias aéreas. Mas, para fazê-la da maneira correta e, principalmente, sem riscos, é importante seguir algumas orientações.
Inicialmente, para garantir a segurança durante a lavagem nasal, a indicação é o uso de água esterilizada, já que nem sempre é possível garantir as condições de qualidade da água que chega às torneiras e ao chuveiro.
Por que não usar a água do chuveiro?
A água que chega ao chuveiro é a mesma que vai até as torneiras da casa. No entanto, como a água passa pela ducha, algumas impurezas podem ficar armazenadas nessa peça, nos pequenos orifícios de saída da água.
Muitas vezes, notamos os buraquinhos entupidos, dificultando a passagem da água. Isso acontece na maioria das casas, independentemente da qualidade da água, São minúsculas partículas sólidas, quase não vistas a olho nu, que se acumulam na ducha. Por isso, a água do chuveiro é ainda mais perigosa para ser utilizada para procedimentos de lavagem nasal. 

Por que esterilizar a água para a lavagem nasal?
No Brasil, o sistema de tratamento da água se mostra eficiente. No entanto, durante o trajeto entre o reservatório e as unidades consumidoras, é possível que a água seja contaminada com microrganismos nocivos para a saúde.
No caso da utilização de água de poço, não filtrada e não tratada com cloro, é imprescindível a fervura antes da utilização.
Antes de usar a água da torneira para a realização do procedimento de lavagem nasal, é indicado que seja fervida a uma temperatura mínima de 100°C, por pelo menos cinco minutos. Isso porque as temperaturas elevadas esterilizam a água e a tornam própria para o uso. 

Como acondicionar a água fervida?
Para utilizar a água fervida, é preciso aguardar até que o líquido chegue à temperatura morna ou fria naturalmente. Para realizar o procedimento de lavagem mais de uma vez ao dia, é possível armazenar a água fervida.
Após a fervura, é necessário acondicionar a água em um recipiente limpo e seco. Caso o recipiente seja mantido em um local refrigerado, é possível armazenar a água por mais de sete dias.

Qual é a melhor opção de água para utilizar na lavagem nasal?
Além da água de torneira, fervida, é possível fazer a lavagem nasal segura com a utilização de água destilada, água mineral engarrafada ou água microfiltrada com o elemento filtrante de 0,2 mícron.
Esses tipos de água passam por rigorosos processos de filtragem que garantem a retirada de partículas sólidas que podem permanecer na água, mesmo após o tratamento.
Todo esse cuidado com a água garante a limpeza das narinas, mas sem o risco de contrair bactérias ou outros tipos de complicação. 

Como fazer a lavagem nasal?
A lavagem nasal com solução salina é indicada não só para tratar resfriados e alergias, mas também para cuidar dos seios da face congestionados. O procedimento serve para a prevenção de doenças e para umedecer a região, reduzindo os riscos de infecção.
Passo a passo para fazer o procedimento
A lavagem nasal pode ser realizada em adultos e crianças, de preferência em pé, de frente para a pia do banheiro.
Para fazer o procedimento, é possível utilizar o soro fisiológico, soluções salinas caseiras ou comercialmente vendidas nas farmácias.
Para fazer a lavagem do nariz, siga os seguintes passos:
● Use o aplicador nasal ou uma seringa para inserir a solução de 5 a 10ml;
● Durante a realização do procedimento, deixe a boca aberta e respire somente pela boca;
● Incline o corpo levemente para frente e um pouco para um dos lados;
● Pressione o aplicador ou a seringa na entrada de uma das narinas – contrária ao lado que inclinou a cabeça – e pressione;
● O líquido deve entrar por uma narina e sair pela outra – se for preciso, incline mais ou menos a cabeça para que a solução percorra o canal nasal;
● Repita o procedimento de limpeza de 3 a 4 vezes em cada uma das narinas, dependendo da necessidade.
Além disso, depois de finalizar o procedimento, assoe o nariz para tirar o máximo de secreção possível.

Quer saber mais sobre lavagem nasal? Confira as outras matérias aqui no nosso blog!
Referências
https://vidasaudavel.einstein.br/sangramento-nasal-tempo-seco/
https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/rinite

Compartilhe:

Receba nossas novidades

    Aceito receber e-mails e concordo com a Política de Privacidade.